22.3.11

Como educar crianças para o empreendedorismo

Esta semana assisti um video muito interessante no TED (Technology, Entertainment, Design) Ideas Worth Spreading. Como o próprio subtitulo diz, o TED organiza conferências sobre idéias que valem a pena ser espalhadas no mundo. Uma delas vem do Cameron Herold que fez uma palestra incitando os pais a educarem filhos empreendedores.

Cameron fala que os pais educam crianças pra conseguirem bons empregos, as escolas educam para virarem médicos, advogados, dentistas, contadores, professores, pilotos... a midia diz que é muito maneiro virar ator, modelo, rockstar.. Então quem começa suas próprias empresas? E será que colocamos medo nas crianças naturais para isso? Afinal, emprendedores são pessoas que pegam uma idéia, decidem correr atrás e fazer tudo ao seu alcançe pra realiza-la. Precisamos encorajar mais nossos filhos e Cameron dá algumas dicas simples e interessantes para fazermos em casa. Por exemplo:

> Não dar mesada porque transformamos nossas crianças em assalariados, os fazemos esperar todo mês pelo "salário". Cameron diz pra seus filhos procurarem coisas pra fazer em casa e negociar com ele quanto devem receber pra fazer isso. Isso desenvolve a prática de negociação e discurso dos pequenos.

> Incentivar que falem em público ou fazer peças de teatro também ajuda a falar e se expressar quando precisam.

> Quando vc vai ao restaurante, se for mal atendido, mostrar pras crianças o que é um mal serviço. Também elogiar um bom atendimento pras crianças aprender discernimento.

> Não contar histórias todos os dias antes de dormir. Pegar alguns objetos, mostrar pra criança e deixar que ela conte uma história usando esses objetos. Isso desenvolve a criatividade, ensina a vender e a pensar por si próprio.
Ontem separei uma camisa vermelha, um cinto, uma zebra e um gato listrado e fui dormir com uma história linda e divertida em minha cabeça.

Abaixo o video completo da paletra no TED. Afinal de contas todo pai quer ensinar seus filhos a enfrentar obstáculos e ter sucesso. Divirtam-se e brinquem em casa com as dicas!

4 comentários:

  1. Me identifiquei, Mariana! Vou estar sempre por aqui!
    Bjs
    Priscilla
    PS. Assisti essa semana no TED a apresentação da poetisa Sarah Kay, que foi linda! Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. bacana Priscilla! tmb curto seu blog e vou já conferir essa paletra no TED. obrigada pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Michele
    Bom dia,gostaria que tivesse legenda no video para poder compreender melhor a palestra. Me interessei muito.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, gostei, gostei. Virei mais vezes por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir