19.2.14

Como saber se seu filho precisa usar óculos



Crianças com óculos. Não parece algo legal, mais uma preocupação e responsabilidade pro seu filho que deveria apenas brincar e curtir a vida, porém aprendi na última semana que pode ser algo muito bom e necessário pra ele.

Aqui em casa percebi que meu filho de 7 anos precisava de óculos porque ficava muito perto da TV quando jogava video-game e não conseguia ler as legendas dos filmes que eu assistia. Comecei a perguntar se conseguia ver algumas letras de longe e achei melhor levar num especialista.

A primeira oftamologista que levei, sai correndo. Ela nem examinou meu filho e já queria dilatar a pupila, achei ela meio agressiva. Queria que ela observasse um pouco mais a criança, fizesse umas perguntas, antes de fazer a dilatação.

Na segunda oftamologista que fui já foi outra coisa. Ela pediu pro meu filho ler umas letras de longe com um olho de cada vez, tampando o outro. Ela disse que realmente precisaria de óculos e que teria que dilatar pra ter uma melhor resposta dele sobre o grau a usar. Essa oftamologista foi bem mais atenciosa e cuidadosa com ele e comigo. Me falou que tendo pessoas na família que usam óculos é bem provável que meus filhos também precisem, no caso eu e meu marido usamos então é apenas uma questão de quando ele iria precisar. Não achei que seria tão cedo mas realmente ele estava precisando.

A médica me respondeu algumas perguntas que podem ajudar vcs a tirar suas dúvidas, então lá vai:

P: Se a criança for muito nova pode causar dependência do óculos? 
R_ Não tem nada a ver a idade que se coloca o óculos. A visão não melhora ou piora com o uso dos óculos, apenas faz com que seu filho veja melhor.

P: Não seria melhor postergar o início do uso? Afinal depois que põe nunca mais tira (só usando lentes ou fazendo cirurgia de adulto).
R_ Não, se ele tivesse apenas meio grau não teria necessidade. Mas no caso do seu filho seria ruim priva-lo de ver um mundo mais bonito. Os óculos vão ajuda-lo na escola pra copiar o quadro negro e ele vai ficar mais interessado em tudo no geral, vai prestar mais atenção nas placas da rua e nas coisas a sua volta. 

P: Ele vai ter que usar o dia todo?
R_ Sim, mas ele vai querer usar o dia todo porque vai ver tudo mais bonito. (meu filho tem miopia então em seu caso é recomendável o uso contínuo)


P: Preciso fazer alguma lente especial? Fotocromática ou anti-reflexo?
R_O ideal é fazer uma lente simples porque o grau pode mudar em pouco tempo nessa idade. Posso fazer anti-reflexo se desejar mas não tem necessidade.

Meu filho se adaptou aos óculos imediatamente, no segundo em que os vestiu. Então que assim seja, vamos florear e colorir ainda mais este mundo!!!


Se tiverem mais perguntas podem mandar que completamos o post. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário