12.3.14

É possível blindar bebês contra tecnologia?

Quando meu primeiro filho nasceu, faz quase 8 anos atrás, ainda não existia iPhone ou iPad. As dúvidas sobre minha gravidez eu tinha que perguntar pras pessoas conhecidas, ler livros sobre o tema, fazer aulas de yoga pra trocar uma idéia com outras gestantes. O meu segundo filho já foi bem diferente, consultava fóruns e blogs sobre o tema, anotava as contrações e depois mamadas em apps específicos. Junto com o desenvolvimento dos nossos filhotes vem nosso mundo e tudo que nos rodeia. 
É claro para todos nós que a tecnologia nos ajudou a lidar com o nosso dia a dia de tal forma que hoje não conseguimos mais tira-la de nossas vidas. Mas nossos bebês, assim como nós, também absorvem esse mundo novo e fascinante. Por que não se interessar por esses aparelhinhos brilhantes que tocam musiquinha e nossos pais tanto gostam?
Um estudo da "Common Sense Media" nos USA diz que 38% das crianças menores de 2 anos já usaram um aparelho de celular mesmo os pediatras desencorajando a ação para os primeiros anos de vida de um bebê. E faz sentido, a interação com pessoas reais é muito mais valiosa para nossos pequenos do que as telas.
Eu amo tecnologia mas, ao mesmo tempo, fico pensando em como proteger meus filhos dela o máximo possível. Apesar de adorar e escrever sobre apps, sei que existem vários incríveis e também educacionais, não incentivo seu uso para menores de 2 anos. 
Mas sei que as vezes parece que estou dando murro em ponta de faca, quando vejo a quantidade de apps feitos para bebês, as cadeiras de balanço com suporte para iPad ou o lançamento de um iPinico (iPotty) como este.

Sei que é mais fácil manter as crianças ocupadas nos tablets, celulares, laptops ou tvs quando precisamos fazer algo. E as vezes precisamos de momentos de tranquilidade para fazer algo mas não acho que entregar esses aparelhinhos a crianças tão pequenas seja uma boa idéia. Uma foto como está me dá arrepios.


Ao mesmo tempo a realidade de hoje é totalmente diferente à realidade de 10 anos atrás. Como fazer que nossos filhos se comportem diferente a tudo o que vêm à sua volta. Eles certamente notam toda a população olhando para celulares em lugares públicos. A tecnologia é invasiva.

Sei que meu filhos tem um mundo de tecnologias a sua frente na vida mas meu desejo como mãe, nesta fase que se encontram, é que desfrutem os simples prazeres da vida real primeiro.

Tem algo pra acrecentar? Conte sua experiência com tecnologia e/ou sua opinião nos comentários e fazemos um novo post com a experiência de vcs.

5 comentários:

  1. Adorei Mari! Tinha acabado de ler uma pesquisa americana dessas bem taxativas, defendendo a proibição total de tecnologia para pequenos. Esse tom intolerante sempre me desanima, porque acho inviável. Dá para usar a tecnologia em nosso favor e dos nossos filhos, basta ter bom senso. Mas confesso que essas fotos aí também me espantaram. Exagero né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marina, pois é. concordo totalmente!!
      muito legal o seu texto na minhamaequedisse. adorei!
      alias, acabei de ver que seu blog não estava na minha lista de blogs preferidos. então já foi devidamente adicionado na barra ao lado. :)

      Excluir
    2. Ola Marina,
      O blog agora está no www.maegeek.net :) confere lá. Bjos

      Excluir
  2. Escrevi algo mais ou menos sobre isso esses dias. Se te interessar: http://minhamaequedisse.com/2014/03/ajustando-o-tom/

    ResponderExcluir